História do Kickboxing

O KickBoxing surgiu na década de 70, nos Estados Unidos, quando os caratecas tradicionais estavam cansados das competições que não permitiam um contato pleno, e começaram a adaptar protetores de pé e mão para que os contatos fossem permitidos, só que com pouco risco de lesão.

A modalidade competitiva que recebeu o nome de “Karatê Full Contact” (Karatê de Contato Total), com o passar dos tempos, fez com que estes mesmos atletas começassem a entender que aquela modalidade era um outro tipo de luta, que não tinha nada a ver com o “Karatê de Competição”. Recebeu então o nome de “Full Contact”, que traduzia muito mais o espírito deste novo esporte.

Dominique Valera, um dos maiores nomes do Karatê Mundial de todos os tempos, com mais de mil vitórias e vários títulos europeus e mundiais, começou a treinar a modalidade nos Estados Unidos com Bill Wallace e Jeff Smith. No seu retorno à Europa, reestruturou o esporte, chamando-o de KickBoxing, isto é: chutar boxeando, tornando-o como é hoje.

No Brasil, a modalidade esportiva foi introduzida por volta de 1975/76 pelo Grão-Mestre Markus Tullius, que treinou conhecidos kickboxers como Paulo Zorello e Luiz Augusto Alvarenga. 

No entanto, a modalidade foi oficializada em 1985 com a vinda da WAKO (World Association of Kickboxing Organization) ao Brasil através do Grão Mestre italiano Alfredo Apicella, que começou a ensinar o kickboxing na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Hoje, a organização da arte marcial, no país, é feita pelo Grão Mestre Paulo Zorello, através da CBKB (Confederação Brasileira de Kickboxing) / WAKO, dividido em oito (8) modalidades, a saber:

FORMAS: é uma luta imaginária onde o atleta utiliza técnicas provenientes das Artes Marciais Orientais, e possui duas (2) sub-modalidades com regras que as diferenciam: Musical Foms e Creative Forms.

Existem duas (2) categorias, tanto no Musical Forms quanto no Creative Forms: 
- Estilo Hard Sem Arma
- Estilo Hard Com Arma

Os atletas que competem no Musical Forms e no Creative Forms devem realizar performances totalmente diferentes uma da outra.  

No Musical Forms a performance de luta é realizada ao ritmo de uma música previamente escolhida pelo atleta. São permitidos até cinco (5) movimentos de ginástica e até cinco (5) lançamentos com as armas. 

No Creative Forms a performance de luta é realizada sem música e não  podem ser realizados movimentos de ginástica, além dos permitidos na regra.

POINT FIGHTING: é a modalidade do Kickboxing onde dois kickboxers lutam com o objetivo de marcar pontos bem definidos, usando técnicas legais com equilíbrio e foco, onde a principal característica é a técnica bem controlada e com velocidade.

A cada ponto válido, o Árbitro Central interrompe a luta e, ao mesmo tempo que os dois Árbitros laterais, mostra com os dedos o número de pontos na direção do kickboxer que está recebendo o ponto ou pontos.

Pode ser definido como um combate de técnicas controladas e paradas, sendo os golpes definidos ponto a ponto.

LIGHT CONTACT: a competição na modalidade Light Contact deve ser executada como o próprio nome indica, com técnicas de contato leve, bem controladas. Não é válido nocaute.

O Light Contact foi criado como um estágio intermediário entre o Point Fighting e o Full Contact.

Os competidores lutam continuamente até que o Árbitro Central comande STOP ou BREAK. Usam-se técnicas semelhantes aos esportes de ringue, mas essas técnicas devem ser executadas de forma bem controladas.

Deve-se dar igual ênfase às técnicas de soco e chute. O Árbitro Central não julga os kickboxers, mas garante que respeitem as regras. Três Jurados tomam as decisões completas em um sistema de pontuação eletrônico ou por clickers.

KICK LIGHT: a competição no Kick Light deve ser executada, como o próprio nome indica, com técnicas bem controladas. Não é válido nocaute.

No Kick Light, os competidores lutam continuamente até que o Árbitro Central comande STOP ou BREAK. Os competidores usam técnicas da modalidade de Low Kick, mas essas técnicas devem ser bem controladas quando aplicadas em alvos legais. Igual ênfase deve ser colocada nas técnicas de socos e chutes.

O Kick Light foi criado como um estágio intermediário entre o Light Contact e o Low Kick. É realizado com tempo de execução. O Árbitro Central não julga os kickboxers, mas garante que eles respeitem as regras. Três Jurados tomam as decisões completas de pontuação em um sistema eletrônico ou por clickers.

FULL CONTACT: é uma modalidade do Kickboxing onde o objetivo é derrotar o oponente usando técnicas legais com total potência e força. Permitido nocaute.

Os golpes devem ser desferidos em áreas de alvo legais com foco, velocidade, equilíbrio e determinação, criando um contato sólido. São permitidos técnicas de mão do boxe tradicional e todos os tipos de chutes, que atinjam o adversário da cintura para cima, observando a linha lateral e frontal, do tronco e cabeça, sendo permitida a técnica de rasteira.

O Árbitro Central não julga os kickboxers, mas garante que eles respeitem as regras, garante a integridade do atleta. Três Jurados tomam as decisões completas de pontuação em um sistema eletrônico ou por clickers.

LOW KICK: é uma modalidade de Kickboxing onde o objetivo do um kickboxer é derrotar o oponente usando técnicas legais com potência e força total. Permitido nocaute.

Os golpes devem ser desferidos em áreas de alvo legais com foco, velocidade, equilíbrio e determinação, criando um contato sólido.

São permitidos golpes na parte da frente e lateral da cabeça, frente e lateral do tronco, perna do adversário (coxa – abaixo da cintura e acima do joelho – de fora, de dentro e parte de trás). A técnica de rasteira também é permitida.

O Árbitro Central não julga os kickboxers, mas garante que eles respeitem as regras, garante a integridade do atleta. Três Jurados tomam as decisões completas de pontuação em um sistema eletrônico ou por clickers.

K1 STYLE: Modalidade de contato pleno que permite todas as técnicas do KBFC e do KBLK, agregando alguns golpes particulares a modalidade, tais como: atacar com chutes as pernas e articulações da mesma lateralmente, giratória baixa de calcanhar, joelhada e soco giratório. Permitido nocaute.

WAKO

Fundada em 1973, a WAKO - World Assotiation of KickBoxing Organizations, é a maior sigla mundial deste esporte, sediada em mais de 135 países espalhados pelos cinco continentes, possuindo sede financeira e administrativa em Monza (ITA), tendo como presidente o Sr. Borislav Pelevic, que vem trabalhando vistas ao reconhecimento olímpico.

O primeiro passo foi à tentativa de reconhecimento do esporte e da entidade através do AGFIS - General Association International Sports Federation, entidade esta diretamente ligada ao COI (Comitê Olímpico Internacional) e que passou a ser denominada a partir de 2015 de Sportaccord International Sports Federation (www.sportaccord.com), que é a responsável pelo reconhecimento mundial de cada esporte e sua respectiva entidade mundial.

- Em 2001, a WAKO filiou-se a WADA - World Anti Dopping Agengy e passou a utilizar as regras olímpicas de controle nos Campeonatos Mundiais e Europeus da modalidade, cumprindo assim mais uma exigência do AGFIS.

A WAKO participou dos Jogos Africanos e dos Jogos Asiáticos Indoor em 2007 e em 2009 e dos Jogos Mediterrâneos em 2009, dando com isto passos largos vistas ao reconhecimento Olímpico do esporte KickBoxing.

A WAKO é filiada a:

WADA - World Anti-Doping Agency: entidade reguladora do esporte perante o controle de dopagem e diretamente ligada ao COI.

OCA - Olympic Council of Asia: entidade filiada diretamente ao COI, que regula a prática esportiva no Continente Asiático e que reconhece o Kikcboxing WAKO oficialmente.

IWGA - International World Games Association: Composta de Federações Esportivas Internacionais, a IWGA administra um quadrienal e multidisciplinar evento esportivo, os Jogos Mundiais, a respeito do qual aspira igualar e exceder a importância dos campeonatos mundiais organizados por cada federação.

SPORTACCORD - International Sports Federations, que está sendo considerado como a primeira ação do COI – Comitê Olímpico Internacional em criar os Jogos Olímpicos Marciais.

- No dia 20 de abril de 2016, o Comitê Olímpico Internacional - COI, reconheceu o Kickboxing como membro através da AIMS, pois desde que o COI e a WAKO (World Association and Kickboxing Organization) iniciaram as conversas por esse processo, todas as exigências solicitadas pelo Comitê foram atendidas.

- Foi concedido a WAKO, o reconhecimento provisório do Comitê Olímpico Internacional -  COI. Decisão tomada pelo Conselho Executivo do COI em Tóquio, Japão, em 30 de novembro de 2018, sob recomendação do Departamento de Esportes do COI.

CBKB

A Confederação Brasileira de Kickboxing – CBKB (www.cbkb.com.br) fomenta a modalidade do Kickboxing desde o ano de 1990, ano que iniciou suas atividades no Brasil ainda com o nome de Associação Nacional de Kickboxing.

A CBKB foi fundada oficialmente em 1993, durante a realização do 3° Campeonato Brasileiro de Kickboxing, realizado na cidade de Cruz Alta, RS, com a finalidade de fomentar, disciplinar e divulgar a prática do Kickboxing em todo o território brasileiro.

A CBKB é filiada a WAKO – World Association Kickboxing Organization (www.wakoweb.com), única sigla mundial de Kickboxing reconhecida pelo COI – Comitê Olimpico Internacional.


HALL DA FAMA

Capitulino Gomes da Silva Filho

Presidente da Federacao de Kickboxing do Estado do Rio de Janeiro - FKBERJ

[Conhecer + ]

Deputado Luiz Antonio Martins

Criador do Dia Estadual do Kickboxing

[Conhecer + ]

Edmond Teixeira Simao

Campeao Brasileiro Profissional de Low Kicks

[Conhecer + ]

Jose Antonio Ferreira Machado

Fundador da Federacao de Kickboxing do Estado do Rio de Janeiro - FKBERJ

[Conhecer + ]

Política de privacidade
Visite nossa página no FACEBOOK Canal Youtube FKBERJ